Qual a forma ideal para se preparar para os vestibulares?

Qual a forma ideal para se preparar para os vestibulares?

sexta, 29/05/2020

O ano do aluno que vai prestar os vestibulares é sempre estressante e desafiador. Decidir o curso e a instituição de ensino que mais agradam, estudar muitas disciplinas, ler os livros obrigatórios e, ainda por cima, cuidar do corpo e da mente são algumas das atribuições que eles têm durante o ano letivo. Para ajudá-los nesse momento, vamos mostrar qual é a forma ideal de se preparar para os vestibulares. Confira!

Leia o edital da prova

Meses antes da prova acontecer e, em alguns casos, das inscrições serem abertas, o edital do vestibular é disponibilizado para a consulta dos candidatos. Nesse documento estão informações importantes, como regras da prova, calendário de inscrição, pagamento, dia e hora da aplicação das provas, dados sobre as obras literárias obrigatórias e qual o método de correção e de pontuação das questões.

Tome conhecimento dessas informações para que você consiga planejar melhor a sua rotina de estudos e calcular o tempo de leitura de cada livro. Em alguns vestibulares, dependendo do curso escolhido pelo candidato, a pontuação de certas disciplinas vale mais do que de outras, portanto é necessário saber se isso acontece nas provas que irá prestar para dar mais enfoque nessas disciplinas durante o estudo.

Elabore um cronograma

Escreva as atividades que você realiza no seu cotidiano e todas as disciplinas que precisará estudar ao longo do ano letivo para que você consiga elaborar um cronograma para as suas demandas. O planejamento pode variar de acordo com o ritmo de estudos e também por conta de imprevistos, por isso é válido tentar deixar um tempo para esses eventos.

Procure provas de anos anteriores

Usar as provas dos anos anteriores para basear os seus estudos é uma alternativa para você se preparar para o estilo das questões e para as tendências dos temas de redação. Você pode, inclusive, simular o dia da aplicação da prova, estabelecendo o horário de início e de término para a realização dos exercícios. Ao final, compare as suas respostas com o gabarito e perceba a que é preciso dar mais atenção na hora de estudar.

Cuide do corpo

Por mais que os estudos exijam dedicação e empenho dos alunos, é importante não deixar a saúde de lado, por isso encaixe atividades físicas no seu cronograma, mesmo que seja apenas uma caminhada de meia hora. Isso ajuda a manter o equilíbrio corporal, além do fato de que as atividades permitem que o vestibulando descarregue as suas tensões e ansiedades.

Alimentação balanceada

O cuidado com a alimentação também deve ser redobrado nesse período, uma vez que é comum que as pessoas descontem a ansiedade, a frustração e o nervosismo na comida. Por isso, as guloseimas e frituras se tornam um atrativo enorme para os estudantes. Siga uma alimentação saudável, com verduras, legumes e frutas, além dos carboidratos e das proteínas em quantidades razoáveis. Manter-se bem alimentado também é uma maneira de estimular o cérebro e de ser mais produtivo.

Descanse

Quando o corpo e a mente estão cansados, pouco adianta o esforço de passar horas seguidas estudando, pois a porcentagem de conceitos assimilados se torna cada vez menor. Portanto, não deixe de descansar, de ter boas noites de sono e de fazer pequenos intervalos durante os estudos.

O ano do vestibulando é bastante exigente, mas quando há um planejamento e um equilíbrio entre as atividades, a chance de sucesso é maior.

Fonte: Sistema COC de Ensino